quinta-feira, 30 de novembro de 2017

League of Legends e Game Design

277 Horas, 12 dias. Esse é o tempo que eu joguei League of Legends. Me arrependo de gastar tanto tempo? Pra ser sincero, não. Quando lembro da época que eu comecei a jogar LoL, há uns seis anos, eu me divertia muito com os meus amigos. Mas e hoje em dia? Faz dois anos que não jogo, e falando assim, parece que eu era viciado em crack. Jogo esporadicamente com meus amigos, mas isso acontece uma vez a cada três meses, no mínimo, e nunca é minha ideia de jogar, apenas quero estar com meus amigos.

O que faz um bom jogo? Existem definições que nos ajudam a responder isso. Jogabilidade (o famoso jaymeplay), atmosfera, controles e detalhes técnicos.

Cada uma dessas características é avaliada, às vezes inconscientemente, pelos jogadores, e todos possuem a competência de analisar friamente e perceber esses pontos gerais da pergunta: "o que faz um bom jogo"? E, para esse texto, nos focaremos na parte mais gritante de um jogo, o jaymeplaysons.

Qual é a jaymeplay de um jogo como LoL? Primeiramente, isso define como se joga o jogo. O jaymeplay de um moba como League of Legends é deveras simples: em um mapa, seu time deve destruir a base inimiga. MAS, MEU QUERIDO, COMO EU FAÇO ISSO? NUNCA JOGUEI UM MOBA!. Exatamente! O como que é a parte importante, e é a resposta disso que é o jaymeplay de League of LoL. No meio do caminho entre a sua base e a inimiga, existem três torres aliadas e três inimigas em cada rota do mapa, uma torre em sequência da outra. Do lado de cada rota, existe a selva (jungle) que conecta cada lane do mapa, lar dos objetivos secundários da partida: o Dragão e Barão Nashor.

Nas minhas quase 280 horas de LoL, as últimas foram as piores, assim como um namoro que vai acabando as poucos, afundando que nem o Titanic. Poético, né? Cada vez mais, a frustração aumentava simplesmente porque o jogo ficava cada vez mais repetitivo. Os primeiros 10 minutos da partida é a laning phase, onde o objetivo é matar os minions para acumular gold suficiente para itemizar o seu personagem. Bem simples. Quem matar mais minions, as tropas do seu time e do time inimigo controlados pela I.A., e conseguir destruir mais torres nesse começo de partida, já ganha uma vantagem considerável.

Entre os minutos 10 e 20 é o mid-game, onde começam as primeiras teamfights, confrontos de equipe, ainda tentando controlar o mapa das mais diversas formas, de modo geral conquistando os objetivos secundários e ainda itemizando corretamente os personagens.

A partir dos 25 minutos, mais ou menos, começa o late-game, onde quem completar a itemização de seu personagem primeiro, é porque já está em uma clara vantagem sobre o adversário. Nesse momento, o foco é converter todos os movimentos em objetivos concretos que te auxiliem a ganhar o jogo, dando início a uma fase que requer extrema união e coesão dos personagens para encaixarem cada papel de forma uniforme e sinérgica.

CARAI, PARECE SER LOKO HEIM?! Tenham em mente que, esse é um esboço de um jogo genérico, é uma pintura geral dos jogos, existem exceções, mas são poucas. Com o tempo, todas essas mecânicas fluídas ficam cada vez mais enferrujadas e literalmente "mecânicas", no sentido de que toda partida é a mesma coisa. Uma prova de que nem mesmo a criadora de LoL, Riot Games, é satisfeita com isso é a inserção de cada vez mais RNG Elements, coisas e detalhes randômicos, para passar a impressão de inovação e diferença entre as partidas. E mesmo que passe essa sensação, a comunidade do próprio League of Legends se frustra mais com o jogo do que se diverte. A verdadeira diversão é quando você joga o jogo da maneira que a Riot Games não quer que você jogue, especialmente com amigos.

Com o tempo, esses disfarces e essa sensação de novidade morre, revelando um jogo totalmente sem criatividade e paixão por design. De vez em quando um personagem novo com uma mecânica "diferente" é anunciado e ele quebra o jogo, mas a essência do jogo é a mesma. Você ainda faz as mesmas coisas, das mesmas formas que você sempre fez. Outros tipos de Mobas te forçam a pelo menos identificar uma estratégia e postura diferente que você tem que ter em um novo mapa, um novo modo de jogo, e por aí vai. LoL não muda nunca! E, honestamente, por que deveria mudar? A cada ano, o jogo só cresce e o amor da comunidade parece nunca acabar. Enquanto empresas como Riot Games, Ubisoft, EA Games e Activision continuarem ganhando seus dinheiros, por que desenvolver um game design realmente interessante e divertido?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Last of Us e endeusamento superficial

Calma. Antes de me xingar, lembre-se que eu tenho mãe e família também. A senhora minha mãe nada tem a ver com minhas opiniões sobre o que v...